Blog

Dúvidas de Clientes

Em épocas de muito calor, como evitar o superaquecimento do PC

20 Janeiro 2019 em Dúvidas de Clientes
Em épocas de muito calor, como evitar o superaquecimento do PC
George Técnico

Escrito por

Em períodos de calor intenso, recebemos em nossa assistência técnica muitos computadores e notebooks com problemas causados por superaquecimento. Altas temperaturas podem provocar desde o desligamento súbito do equipamento até a queima de componentes. O que você, cliente, pode fazer para evitar incômodos e danos materiais? Veja nesse post algumas dicas para proteger o seu PC em épocas de altas temperaturas.

Computadores e notebooks possuem vários recursos que os protegem do superaquecimento. Quando isso ocorre, geralmente eles desligam para evitar maiores danos, muitas vezes apresentando uma tela de erro.

 

Mas esse auto-desligamento é apenas um sintoma. A causa geralmente está no sistema de refrigeração do computador.

O próprio funcionamento do computador envolve a geração de calor em seus componentes, principalmente em seus processadores. Para evitar que eles aqueçam demais, e necessário que esse calor seja dissipado. O calor do componente é transferido para o ambiente e a temperatura do ambiente é transferida para o componente. Quanto mais baixa a temperatura do ambiente, mais rápida será essa troca.

Para facilitar essa troca de calor, muitos componentes são dotados de dissipadores. Esses dissipadores precisam estar bem limpos para que o calor flua com facilidade para o ambiente. Por isso, a limpeza dos dissipadores é um fator importantíssimo na manutenção do computador.

 

No interior da maioria dos computadores e notebooks existem ventiladores que facilitam o fluxo de ar dentro do equipamento. Esses ventiladores também também são cruciais para manter o bom funcionamento do PC, especialmente no verão. É importante não obstruir as aberturas por onde o ar entra e sai do gabinete, portanto não deixe obstáculos bloquearem essas aberturas.

Existem acessórios para notebooks que ajudam em sua refrigeração, como o "Laptop USB Pc Cooler" e os coolers USB que retiram ar quente do equipamento. Veja algumas opções em nossa loja, clicando AQUI!

Há, porém, computadores que não possuem esses ventiladores. Nesses casos, o cuidado deve ser ainda maior.

Portanto, para evitar que seu equipamento esquente demais, cuide da limpeza física, verifique os locais onde eles estão instalados e não esqueça de fazer manutenção preventiva periodicamente.


O QUE ACHOU? GOSTAMOS DE COMENTÁRIOS.

George Técnico

Técnico em Informática e Instrutor na HDMix Brasil, programador em linguagem PHP e especialista em Joomla.